Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
topo

Por que Participar

Atualizado em 26/11/14 16:06.

Mais do que medalhas, prêmios e diplomas de participação, as olimpíadas científicas brasileiras proporcionam a estudantes e professores novas descobertas, novos lugares, ideias, técnicas e conhecimentos. Anualmente é possível participar de diferentes olimpíadas científicas, regionais, estaduais ou nacionais.

As olimpíadas, de forma geral, têm estimulado muitos jovens a descobrir mais sobre as ciências e as tecnologias. Além disso, algumas competições procuram estabelecer um intercâmbio entre escolas e instituições de ensino superior, que também pode ser um estímulo para a escolha profissional do estudante.

Se você tem interesse em saber mais sobre essas e outras olimpíadas, acesse a página Olimpíadas Científicas e conheça os sites oficiais dessas competições.

10 vantagens para quem participa de Olimpíadas

Ivan Tadeu Filho, do site olimpiadascientificas.com, lista algumas vantagens para alunos que se dedicam a participar de olimpíadas científicas:

1. São desafiadoras. Não adianta negar: desafios são divertidos. Lembra um jogo que você jogou muitas e muitas vezes tentando passar uma determinada fase? Provavelmente, se o jogo fosse muito fácil, você não teria gostado tanto dele e sequer se lembraria.

2. Oportunidade de você se aprofundar em uma matéria de seu interesse. Gosta de fazer contas, treinar o raciocínio e de matemática? Gosta de computadores e gostaria de aprender mais sobre programação? De entender como “funciona” a vida, como são os seres vivos e como é o seu corpo? Do mundo invisível dos átomos e de como eles se organizam para formar tudo o que vemos ao nosso redor? De saber as características dos lugares e do que está acontecendo em nosso planeta? De saber a história de nosso país? Gostaria de tentar construir um robô? De como funcionam as leis da física, que regem todo o nosso universo? Por que não se aprofundar nessa matéria e fazer uma prova sobre apenas essa matéria que você gosta?

3. Bolsas de Estudo. Quer ganhar uma bolsa de estudo? Alguns colégios brasileiros oferecem bolsas que variam de 40% a 100% para alunos premiados em olimpíadas.

4. Abrem portas. Nessas competições vocês podem conhecer professores das principais universidades do país, destaques em competições internacionais, diretores de colégios que são destaques no Brasil, entre outros.

5. Faculdade no Exterior. Já pensou em estudar em Harvard, Oxford, Princeton, MIT, Cambridge, etc? As suas chances de ser aceito aumentam muito se você for premiado em uma olimpíada internacional, indo representar o Brasil no exterior, e até mesmo, sendo um dos destaques nas competições brasileiras.

6. Currículo. Sempre é bom ter um bom currículo, nunca se sabe quando você pode precisar, e essas competições melhoram e muito o seu currículo escolar.

7. Amizades. Nessas competições você sempre conhece muitas pessoas novas e faz vários amigos.

8. Te diferenciam. Quantas pessoas você conhece que participam de olimpíadas científicas? Podem até ser muitas, mas com certeza são menos do que a quantidade de pessoas que você conhece que não participam.

9. Vestibular. Ao realizar estas provas você inevitavelmente está se preparando para um vestibular, pois elas possuem nível semelhante, quando não superiores, as dos principais vestibulares brasileiros.

10. Melhoram o seu rendimento escolar. Estudar para elas é igual se preparar para correr uma maratona: quando você se prepara para correr uma maratona, uma corrida de 1km não será nenhum desafio para você, e o mesmo acontecerá com as matérias da sala de aula.

Listar Todas Voltar